Thursday, February 24, 2011

FAVORECENDO A AMIGOS NA IGREJA


Não tem coisa que me deixa mais triste na igreja, principalmente na que eu frequento, do que pessoas que se aproveitam para promover amigos.

O que é isso, ao meu ver?

Imagine que você é contemplado(sim, contemplado) com a coordenação de alguma pastoral importante na igreja ou recebe algum encargo especial em evento paroquial.Agora é a hora de montar a sua equipe, não é?
Aí você lista todos os seus melhores amigos e os premia com posições de destaque no tal evento.
Isso não seria problema se todos esses amigos estivessem ativos na igreja, mas na grande maioria das vezes eles são só frequentadores das santas missas, como se estivessem fazendo um favor a Deus ao comparecer todos os domingos para comungá-lo.

Isso me deixa totalmente revoltada.

Creio que todos temos de ter oportunidades na igreja, todos temos de trabalhar em pró de uma comunidade, mas o que me chateia é que os jovens só querem ajudar se for em algo que vai aparecer, como TLC por exemplo.Em junho, época do TLC da nossa paróquia, aparecem milhares de amigos dos coordenadores, para participar de formações e trabalhar no TLC.Só que depois, eles somem.Nenhum quer ser catequista,dizimista ou estar em tantas outras pastorais.

Ai você pergunta para os "tais" coordenadores o porquê de favorecer tanto aos amigos e sabe o que eles respondem?? "- São pessoas de minha confiança, que eu sei que vão fazer um bom trabalho."
Como se o trabalho fosse deles e não de Deus.Deus capacita qualquer um a fazer o seu trabalho, nós, como líderes, temos de confiar em todo mundo porque se é de Deus essa pessoa participar, Deus vai ajudá-la.

Sei lá, é um tema tão complicado, mas eu precisava desabafar...posso estar completamente errada, mas pra mim Deus é justo.
Pra mim, não é certo colocar os seus amiguinhos pra se mostrarem ao público sendo que tem pessoas "escondidas" na igreja, que passam o ano trabalhando pra Deus, e que têm capacidade de brilharem tb..

2 comments:

  1. Oie Tha!!
    Concordo plenamente com vc e é por isso mesmo que eu só concordo com a participação, em qualquer evento ou pastoral se a pessoa se dedicar o ano todo...não adianta fazer o bonito em eventos de destaque e sumir durante o ano todo.

    Ainda não conheço a fundo o TLC, mas conheço o Renascer Praise, da Igreja evangélica Renascer...vc já deve ter ouvido falar...é um exemplo...eu fazia parte, cantava nos cultos e ia as reuniões...dai nos dias de ensaio, pra gravação do DVD, apareciam muitas pessoas, "amigos dos amigos" sabe? e queriam fazer primeiras vozes, ficar na frente da câmera e toda aquela palhaçada que vc deve imaginar...

    Que bom que vc desabafou, pq é algo que não me preocupa mais, mas que eu tenho muito receio de vivenciar novamente, entrando num novo ministério, me dedicando a isso...

    Como dizem, se olharmos para as pessoas dentro da igreja (evangélica ou católica...ou qualquer outra) e não a Deus, a gente desanima e não vai mais.

    Fica firme na sua fé, pq como vc, eu e milhões de pessoas pensam igual a você e tem a mesma indignação.

    Um dia, esses "favorecidos" começaram a ficar envergonhados de serem só "aplaudidos" sem doarem-se e vão começar sumir.

    Beijo, Ci

    ReplyDelete
  2. Jesus, eis que resolvo ler o post e quem encontro comentando. Até tu minha afilhada? kkkkkkk.
    Thaís, concordo plenamente contigo, e estava falando isso estes dias. Por isso prefiro ficar lá atrás, bem escodidinha, fazer algo que ninguém pensa que estou fazendo. Pra mim tem até mais mérito.
    Deus é justo, justissimo, e creio que não se agrade com isso. Devemos sempre nesses casos colocar em oração, para que o Espírito Santo nos indique o melhor caminho a fazer. Não colocar fulano ou sicrano, por isso ou aquilo. Ou está lá, ou não está. Lembro que uma vez escutei que numa escola de samba, só toca na bateria quem participa em todos, todos os ensaios, caso contrário não. E eles estão errados? Lógico que não, quem não vive, não pratica e não conhece o contexto daquele grupo não pode opinar.

    Gostei do seu desabafo, que por sinal era o mesmo que queria fazer, mas guardamos no nosso coração.
    Bjos e não esquenta não.

    ReplyDelete

Falo mesmo!!!