Thursday, March 24, 2011

Bicho

O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.


Acabei de ler esse poema acima, é de Manuel Bandeira, um autor que eu não gosto muito mas sempre me surpreende de vez em quando com o que escreveu.
Li e me senti miserável.Muito miserável.
Sempre me cobro a ser uma pessoa mais humana, que ajude aos que mais precisam, que seja como Jesus seria diante das pessoas que passam fome.Sempre desejei ser como São Francisco que começou há séculos uma obra linda que hoje é continuada por pessoas de total amor no coração.
Mas não sou assim.Por quê?
Comodismo!Ou falta de vergonha na cara...Sei de tudo o que Jesus ensinou, sei que é meu dever cuidar dos mais necessitados pois Jesus me dá tudo o que eu preciso, me dá mais do que minhas necessidades, então ele deve pensar: "Minha filha Thaís vai fazer a coisa certa, vai ajudar os pobrezinhos com fome e frio".
Eu faço?Nada!
Passo por pessoas sentadas no chão pedindo dinheiro e penso: "Será que ele não quer dinheiro pra comprar drogas?"Pode até ser, mas porque não compro ao menos um pão para alimentá-los?

Sendo assim me sinto a pessoa mais miserável do mundo.Até pessoas que não conhecem a Palavra fazem suas doações, e eu, que me esmero de ler a bíblia todos os dias, não coloco em prática.

O que vou dizer para o Gabriel?O que vou mostrar ao Gabriel??Esse cristianismo de hoje em dia, em que a gente até prega de Jesus e as bem aventuranças, mas isso não vira ação?

E olha que tenho exemplos bem próximo de pessoas que fizeram e aconteceram de acordo com a Palavra de Deus.O Beto Cardim, que trouxe a pastoral da sobriedade para a nossa paróquia, e depois disso ainda conseguiu, com a graça de Deus, fazer a casa São José, um centro de recuperação, a coisa mais linda.

Tá vendo Thaís, ele é a prova de que você é uma acomodada.
Que bonito né?

Acorda Thaís, acorda...

No comments:

Post a Comment

Falo mesmo!!!