Thursday, September 9, 2010

MÚSICA CATÓLICA OU EVANGÉLICA?


Isso sempre gera polêmica em nossas igrejas: podemos cantar músicas evangélicas em igrejas católicas, e vice e versa?

A minha opinião é a seguinte: pra começar nem todo católico vai pro céu, nem todo evangélico vai pro céu, nem todo macumbeiro vai pro inferno e assim vai.Porque sei que Deus não se deixa levar por esses quesitos tão infalíveis que nós, queridos humanos, usamos.Deus vai além, conhece o coração, a intenção, vê as ações escondidas enquanto nós só vemos as ações públicas.E tomo isso como base para não ser uma mera preconceituosa que usa sempre os argumentos fajutos pra defender que esse ou aquele é errado.
Pra mim DEUS NÃO É EXCLUSIVIDADE DE NINGUÉM, portanto não é só o padre, pastor, rabino, etc, que tem acesso direto a Deus.Eu também tenho e você também tem!
Por isso acho que, na questão musical, Deus pode inspirar qualquer um a escrever canções que toque o Seu coração e que possa levar pessoas das mais variadas denominações a sentir a Sua presença.E tenho muito respeito por essa arte, pois ela é capaz de converter, consolar e animar todas as pessoas, quando melodia e letras entram em sintonia.

Um bom exemplo a ser usado nessa questão é a tal da "Entra na minha casa, entra na minha vida...".Nunca ouvi tanto uma música na minha vida, inclusive na paróquia que frequento.
E ela é de um cantor evangélico.Só por isso ela perde todo o seu sentido?É claro que não!


Padre Marcelo gravou a música "Seja o Centro" da Ana Paula Valadão e tocou muitos corações.E não é por ter sido composta por uma evangélica que a música perde o sentido.Roberto Carlos que é um cantor "secular" compôs várias músicas que a própria igreja católica usa.Isso faz com que as músicas percam o sentido?Claro que não!

Se formos dosar, veremos que os católicos têm muito mais abertura à músicas evangélicas do que o contrário.Já vi vários debates quanto a isso e acho que os evangélicos são mais fechados em seu mundinho cor de rosa e tratam a música como propriedade.Já cheguei a ler que uma protestante tinha ciúme das músicas da Ana Paula Valadão, que ela não achava que os idólatras católicos devessem tocá-las, como se a música fosse composta para honra a ela mesma e não a Deus.

Eu mesma gosto muito de canções da Ana Paula, André Valadão, Pr Cirilo, Nívea Soares.Em épocas da minha vida, tais músicas foram bálsamo para minha alma, de verdade...Acontece que agora eu estou um pouco desiludida com essa turma de Belo Horizonte, acho que eles ostentam muito riquezas e focam muito na Ana Paula Valadão e pouquíssimo em Jesus, por isso perdeu um pouco o encanto, mas vira e mexe ouço canções bonitas.

Já a música católica eu preciso procurar muito pra achar uma que eu goste.Atualmente só Walmir Alencar e seu Adoração e Vida se salva pra mim.E não falo pelas letras, pois são muito bonitas como por exemplo as poesias do Padre Gato de Melo, mas o que pega pra mim é a melodia, desde músicas gospel até músicas seculares, se o ritmo não se encaixa, eu não ouço.Sempre fui assim.

Acho que nós católicos temos de render mais os nossos talentos, usar mais do que sabemos para agradar ao coração de Deus através da música e levar mais jovens a conhecer a Deus.Mas daí a ficar nesse mundinho de que o que é de fora não pode, isso ai pra mim não cola não...

No comments:

Post a Comment

Falo mesmo!!!