Friday, September 10, 2010

CASAR PRA SEPARAR?



Sempre que venho trabalhar eu coloco o fone (pra afastar possíveis conversadores) e abro meu livro querido (estou fanática no momento pela coleção In Death).Aí me desligo do mundo até chegar no ponto de descida.
Só que hoje entraram três faladeiras, sentaram-se no banco detrás do meu e ficaram falando, falando, alto pra caramba, sobre relacionamentos.
Raro acontecer de eu me desligar da leitura e prestar atenção na conversa dos outros.Mas hoje não tive escolha porque o assunto era interessante: SEPARAÇÃO!

Uma disse: "A melhor coisa que fiz na minha vida foi me separar!"
A outra: "Coitadinha da fulana, separar não é tão fácil, por isso ela não consegue se decidir".
A outra:"Mas é tão bom ter uma pessoa pra te ouvir, se preocupar, sentar ao lado no sofá..."

Comecei a pensar no assunto: o que a última falou eu concordo, é muito bom ter uma pessoa com quem contar, pra quem ligar nem que seja pra falar só um Oi, alguém pra se encostar no sofá enquanto assiste novela, etc, etc, etc.Pra mim isso é o melhor do casamento.
O mundo está tão individualista ultimamente que as pessoas já se acostumaram a ser sozinhas, a ter amigos para determinados momentos da sua vida mas voltar pra casa na solidão.
Infelizmente os relacionamentos de hoje em dia são somente para prazeres momentâneos, para SER feliz e não FAZER feliz.
Dizem até que o bom para o casal é ter só um filho pois quando( e não SE) se separarem, só ter uma pessoa pra se preocupar.
Não quero isso pra mim, não mesmo.Por isso namorei muito tempo (4 anos e meio) pra ter a certeza de que estava com a pessoa certa.Ás vezes me queixo que não vivemos aquele amor de filme, sabe, mas é um amor forte, maduro, consistente, de verdade.Sei que tenho um companheiro e tive provas suficientes na época do namoro quando ele aceitou minhas convicções (CASTIDADE) e sempre deixou claro que o mais importante era estar comigo.
O mundo precisa desse tipo de relacionamentos.Sempre falava isso para minhas amigas da faculdade, "Enquanto vocês se tornarem fáceis e se preocuparem somente com prazeres momentaneos, é isso que eles vão curtir em vocês".Ás vezes elas riam e não acreditavam que vivíamos a castidade, mas no final, TODAS vieram me dizer (depois que o namoro delas acabou e o meu continuou)"Vc tem sorte, ele te ama de verdade".

A segunda moça falou das dificuldades de se separar, por causa dos filhos e o desafio financeiro.
Sempre tive pra mim que eu não preciso de ninguém pra pagar minhas contas (mentira, ás vezes preciso).Mas meus pais me criaram de uma forma para que eu me tornasse independente, ou seja, não depender de ninguém pra me virar.Minha irmã e eu somos assim.
Sempre fiz questão de dividir todas as contas, desde o primeiro encontro.Ás vezes só eu pagava, ás vezes só ele, mas sempre de forma justa.Claro que a principio ele não gostou, coisa machista, mas bati o pé.E foi assim com tudo, desde as coisas para o casamento até as contas de casa, tudo meio a meio.
A independencia não é somente na parte financeira, é na parte braçal também.Nós dois somos responsáveis pela ordem da casa, pelas compras, por tudo.Como sempre digo, no meu contrato de casamento não está escrito que serei faxineira, cozinheira, lavadeira.Tudo é obrigação dos dois.Se eu ficasse em casa o dia inteiro sem fazer nada, tudo bem, mas trabalho e chego até mais tarde que ele.E ele concorda, tudo é feito de forma democrática em casa.
Alguns até falam:"Seu marido que faz tudo né?"...eu nem ligo porque não é a verdade, ele e eu sabemos que como funciona a nossa casa e ninguém sobrecarrega o outro.
O mesmo vai acontecer com os filhos, não será obrigação só minha, será dos dois.Cansei de ver amigos com filhos e, quando a criança faz bagunça o pai vira e fala: "Fulana, vai ver o que seu filho tá fazendo?".Como assim?Não concordo não!
Mulheres dependentes assim são as escravas do relacionamento, que ficam empurrando o casamento com a barriga por não saber o que fazer sem o marido que bate, xinga, bebe...(Não que eu ache que a opção é a separação, mas isso é assunto pra outro post).

Agora, o que a primeira moça falou é algo que ouço muito: "Sou mais feliz depois que me separei".Ouço isso na minha família, junto a amigos, na rua...
Em que inferno as mulheres de hoje em dia entraram pra se sentirem tão felizes com o fim?
Sei que depois do casamento as coisas mudam, mas na maioria dos casos essa mudança não é tão radical.Claro que existem alguns assassinos em pele de cordeiro por aí, mas a maioria dos homens só ficam mais folgados, preguiçosos, ignorantes, mudam mais a forma de agir, mas o caráter deles não muda assim não.
Eu mesma sempre soube que meu marido era esquecido, ás vezes sincero demais, desleixado...e que no namoro ele tentava se podar.Não deu outra, depois do casamento ele deu uma pioradinha, mas nada que eu não esperasse.

O problema é que hoje em dia os namoros são mais pegações, beijos, sexo e o blá blá blá só se der tempo.Ai as pessoas se casam sem se conhecer.Quando vão perceber, já estão com 20 filhos, casa e carro pra pagar, contas acumuladas...

Posso cair do cavalo literalmente e me separar amanhã, mas esse não é um futuro que enxergo pra mim não porque sei com quem eu estou e ele também sabe.

1 comment:

Falo mesmo!!!